Reforma da Previdência vai roubar o futuro das pessoas, afirma Zarattini

Resultado de imagem para Reforma da previdência

Atento aos rumos perversos impostos ao País pelo governo ilegítimo de Michel Temer, o líder da bancada do PT, Carlos Zarattini (PT-SP), em entrevista ao PT Na Câmara, presta importante esclarecimento sobre a proposta da Reforma da Previdência (PEC 287/16) apresentada pelo ilegítimo, que atinge milhões de brasileiros e penaliza de forma mais abusiva aqueles que mais precisam. Na avaliação do líder petista, da forma como o governo quer promover a reforma, a população mais pobre não terá condições de se aposentar.

Para Zarattini, uma das saídas para fortalecer o sistema previdenciário seria tributar a distribuição de lucros e dividendos, que é um tributo que já existia no Brasil, mas foi extinto no governo de Fernando Henrique Cardoso e que é cobrado pela maioria dos países. “A gente propõe a volta dessa cobrança e a destinação desse recurso exclusivamente para a Previdência Social”, disse.

Leia a íntegra:

Por Benildes Rodrigues

PT Na Câmara - Líder, o governo Temer argumenta que a Reforma da Previdência é para “salvar” a aposentadoria no futuro. Como o senhor avalia essa justificativa?

Zarattini - Esta reforma, na verdade, vai tirar o futuro das pessoas. Imagina ter que trabalhar até os 65 anos? Uma boa parte da população não chega a essa idade e ela vai ter que ter uma contribuição de 25 anos, que hoje é de 15 anos, aumentando excessivamente os anos de contribuição. Para completar a maldade, o trabalhador para receber a integralidade de sua aposentadoria terá que contribuir 49 anos. Então, é uma verdadeira proibição da aposentadoria para os setores mais pobres da população.

PT Na Câmara – Adotar novas fontes para financiar a Previdência poderia ser um dos caminhos para fortalecer o sistema previdenciário, sem retirar direitos assegurados na legislação?

Zarattini - A Previdência, não só no Brasil, mas na Europa e em outros países, depende não apenas da contribuição dos patrões e empregados, ou seja, daqueles que estão diretamente trabalhando, mas depende de contribuições que venham também do lucro das empresas. Isso porque as empresas estão cada vez mais produtivas, o trabalhador cada vez mais produtivo, o que gera uma superprodução que tem que ser revertida, em parte, para a Previdência Social e para a Assistência Social.

PT Na Câmara - O senhor acredita que a tributação sobre dividendos, a extinção da distribuição de juros sobre capital, a taxação de grandes fortunas e heranças seriam caminhos viáveis?

Zarattini - A proposta do PT é tributar a distribuição de lucros e dividendos, que é um tributo que já existia no Brasil, mas foi extinto no governo de Fernando Henrique Cardoso, e que a maioria dos países do mundo cobra. A gente propõe a volta dessa cobrança e a destinação desse recurso exclusivamente para a Previdência Social.

PT Na Câmara - O governo tenta convencer a população de que a Previdência está quebrada. O sistema é deficitário?

Zarattini - O sistema não é deficitário. O sistema, quando a gente considera que já existem as contribuições sobre lucro líquido, PIS, COFINS e o dinheiro das loterias, ele não é deficitário. Agora, evidentemente, existe uma tendência ao aumento da idade da população, que está envelhecendo e, ao mesmo tempo, uma redução do número de filhos por casal. Essa é uma perspectiva tem que ser levada em conta, mas a reforma tem que garantir o direito de todos se aposentarem.

PT Na Câmara - Qual seria a forma de atenuar essa proposta, que tem um forte viés financeiro com retiradas de direitos sociais?

Zarattini - O que a gente vinha discutindo era a possibilidade de implantar como critério de aposentadoria a fórmula 85/95. Ela possibilitaria que as pessoas que começaram a trabalhar mais cedo pudessem se aposentar mais cedo e as que começaram tarde pudessem se aposentar mais tarde. E ainda a tributação sobre lucros e dividendos, que possibilite um aumento de recurso para a Previdência Social.

PT Na Câmara - O senhor concorda que uma das alternativas para o fortalecimento do caixa da Previdência estaria na cobrança dos grandes sonegadores?

Zarattini - A sonegação é brutal. O cálculo da Previdência revela que hoje existe uma dívida consolidada das empresas com a Previdência de cerca 450 bilhões de reais, ou seja, praticamente um ano de arrecadação do sistema. Então, se nós tivéssemos um combate à sonegação, com certeza nós teríamos uma melhoria dessa situação.

PT Na Câmara - A informalidade e o desemprego agravam esse quadro?

Zarattini - Sim. Essas são questões importantes. É grande o número de pessoas que trabalham sem carteira assinada, que estão na informalidade. Infelizmente o Ministério do Trabalho não tem fiscais suficientes para combater essa outra forma de sonegação. E, por fim, temos o problema do desemprego. O desemprego no Brasil saltou de 4%, no fim do primeiro governo da presidenta Dilma em 2014, para 13% hoje. Isso também reduz as contribuições, tanto de patrões quanto de empregados, como também reduz as próprias contribuições derivadas dos lucros das empresas.

PT Na Câmara -  A partir das perspectivas que foram colocadas, pode-se dizer que existe solução para o sistema previdenciário brasileiro?

Zarattini - Claro que existe, desde que a gente faça uma administração correta da Previdência, como foi feita durante os anos dos governos Lula e Dilma, e que possibilitou que o nosso sistema previdenciário fosse superavitário.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas