Emiliano quer rádios comunitárias no debate do marco das comunicações

emiliano jose 1311 D 2A Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação (Frentecom) promoveu nesta terça-feira (13), audiência pública para debater o serviço de radiodifusão comunitária. Na audiência, o deputado Emiliano José (PT-BA), um dos coordenadores da Frente, sugeriu ao conjunto de entidades presentes a ampliação dessa discussão para o novo Marco Regulatório das Comunicações.


"As Rádios Comunitárias apresentam questões essenciais no sentido de um marco específico para esse setor. No entanto, esse tema precisa ser agregado a uma discussão mais ampla, que não diz respeito só às rádios comunitárias. É preciso enquadrá-las no novo Marco Regulatório das Comunicações. O movimento social precisa despertar a nação para a importância do direito à comunicação e como o marco regulatório do setor pode fazer avançar a democracia no Brasil", explicou o petista.

De acordo com Emiliano, tanto a entidades quanto o governo devem ter a preocupação em estabelecer critérios que definam quem vai deter a concessão de rádios comunitárias no país. O parlamentar alertou também sobre a dificuldade de se fazer esse debate no Congresso Nacional. "Além do aparato da velha mídia em controlar as rádios comunitárias, grupos políticos detêm o controle de veículos de comunicação", constatou.

O representante da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Sóter, disse que a entidade está negociando com o Ministério das Comunicações no sentido de revisar a Portaria 462/11 que regulamenta o serviço de radiodifusão comunitária. "É preciso retirar os entraves contidos na portaria e formular uma nova proposta que realmente regulamente as rádios comunitárias", disse.
Benildes Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas