Petistas refutam alarmismo sobre inflação e denunciam estratégia para aumento de juros


Foto: Gustavo Bezerra
RBerzoiniDEvanir
Nas últimas semanas a sociedade brasileira tem acompanhando um incessante discurso de setores da oposição, da mídia e de alguns empresários brasileiros sobre a volta da inflação. Para os deputados paulistas Ricardo Berzoini (PT) e Devanir Ribeiro (PT) por trás desse discurso “alarmista” está o interesse “velado” pelo retorno das altas taxas de juros.

“Existe uma parcela pequena do setor empresarial do Brasil que se acostumou a ter rendimentos financeiros elevados e, muitas vezes, até mascarando sua ineficiência através de receitas financeiras. Evidentemente, esses setores estão altamente insatisfeitos com a atual política e trabalham com o objetivo de convencer pessoas de que a única forma de combater a inflação é aumentando os juros”, denunciou Ricardo Berzoini.

Ao mesmo tempo em que denuncia tal estratégia, Berzoini pondera  que a presidenta Dilma e sua equipe econômica estão sendo firmes em mostrar que existem vários caminhos que podem ser seguidos para se combater a inflação e a política monetária é um deles.

Berzoini acredita que a disputa desses segmentos com o governo vai continuar porque eles não têm compromisso com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos. “Eles têm compromisso com a própria rentabilidade e vão insistir na tese de que é preciso subir os juros para combater a inflação” alertou Berzoini.

De acordo com o parlamentar, alguns empresários ou banqueiros têm influência nos meios de comunicação e possuem relações “estreitas” com dirigentes de partidos de oposição. Para Berzoini, “esses são os principais articuladores dessa ofensiva por parte mídia em relação a esse tema”.

Para o deputado Devanir Ribeiro, essas vozes são da “turma” que sempre atuou contra o Brasil e que, ainda hoje, elogiam a política econômica do governo FHC (1995-2002) que, segundo Devanir, deixou como herança ao governo Lula em 2003 uma taxa de juros de 26,5%. O petista lembrou que muito foi feito para que o país chegasse, atualmente, ao patamar de 7,25%.

Devanir disse também que os setores oposicionistas, midiáticos e empresariais estão  querendo transformar o aumento dos produtos hortifrutigranjeiros, em descontrole inflacionário. “Houve sim um aumento dos produtos agrícolas que acabou aumentando o preço desses produtos o que elevou a inflação, mas já está sob controle. Não há motivo para pânico”, tranquilizou Devanir Ribeiro.
Benildes Rodrigues
Publicado originalmente no site PT na Câmara


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas