LULA: Prisão de Zé Dirceu é abuso de poder e da lei



Por Cristiane Agostine | Valor
SÃO PAULO  -  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, 8, que a prisão em regime fechado do ex-ministro José Dirceu (PT) é um “abuso muito grave do exercício do poder e da lei”. Lula afirmou que alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se comportaram de forma equivocada durante o julgamento do mensalão. O ex-presidente disse, ainda, que tem “gente falando demais” na Suprema Corte.

Ao conceder entrevista a um grupo de blogueiros, transmitida ao vivo pela internet, Lula criticou o julgamento do mensalão pelo STF. Ao falar sobre a prisão de Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, o ex-presidente reclamou do fato de o petista estar em regime fechado, apesar de ter sido condenado a dez anos e dez meses em regime semiaberto. “O que acontece com Dirceu é abuso muito grave de exercício do poder e da lei. Deveria estar em prisão domiciliar”, disse.

Lula disse que a imprensa teve “papel de condenação explícita” no julgamento do mensalão. “Nunca vi nada igual. O massacre era apoteótico.” O ex-presidente reclamou do tratamento desigual dos meios de comunicação em relação ao julgamento do chamado mensalão tucano. “Não vi agora no caso de Minas Gerais. São dois pesos e duas medidas. Os mesmos que defendiam a forca para José Dirceu estão defendendo julgamento tranquilo e civilizado para os outros”, afirmou.

Joaquim Barbosa

O ex-presidente afirmou que não se arrependeu de ter indicado o atual presidente do STF, Joaquim Barbosa, para compor a Corte. “Eu queria que a gente tivesse um advogado negro na Suprema Corte. Por isso ele foi indicado. Não indiquei ele por causa do processo”, disse.

Lula afirmou que o comportamento de Barbosa na condução do julgamento do mensalão é de “inteira responsabilidade do ministro”. No entanto, disse que, no caso do mensalão, “teve gente que se comportou equivocadamente”. “Alguns mentiram descaradamente. Fiquei desconjurado com muitas coisas. Felizmente caiu o crime de quadrilha, lavagem de dinheiro do João Paulo [Cunha]. Precisa provar alguma coisa”, disse.

Ao analisar a atuação do STF, Lula afirmou que “tem muita gente falando demais na Suprema Corte”.

O ex-presidente criticou também a atuação de seu partido, por não ter feito o debate político adequado. “Teve erro do partido e da bancada, que devia ter feito a luta por sete anos. Nós ficamos pensando juridicamente numa ação pensada politicamente”, disse.


Fonte: Valor Econômico

Comentários

  1. Grata por tudo isto que tive a honra de acessar aqui. Abraços, Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Ali babá. ....É o cara. ...O nome dele Lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrivel como os críticos do ex-presidente Lula nunca mostram a cara. Essa sua "avaliação" não representa a opinião da maioria dos brasileiros. #foratucanos

      Excluir
  3. São sempre covardes, incógnitos ou de perfil falso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Rui Falcão: “O financiamento privado de campanha cria compromisso entre quem financia e quem é financiado”