46 dias de resistência, luta e solidariedade



Foto: Ricardo Stuckert

Nunca as palavras resistência, luta e solidariedade estiveram tão presentes na vida dos brasileiros. São 46 dias em que as ideias “Lula Livre”, “liberdade para Lula” e “Free Lula” simbolizam as atividades e atos que acontecem no Brasil e no mundo. Indignados, movimentos sociais, personalidades da vida política nacional e internacional e artistas se levantam em defesa do ex-presidente Lula, que se encontra como prisioneiro político dos algozes da democracia que vestem togas e utilizam tribunais para a caçada política sem precedentes. Nesta terça-feira (22), já se completam 46 dias que Luiz Inácio Lula da Silva é mantido como preso político em Curitiba.

Não se pode pensar na palavra resistência sem associá-la aos bravos guerreiros que se encontram no acampamento ‘Marisa Letícia’ e na ‘vigília Lula Livre’ nas imediações da Polícia Federal em Curitiba e, cotidianamente, fazem ecoar o ‘Bom dia e o boa noite, presidente Lula’. Gritos de amizade e de amor que chegam todos os dias aos ouvidos do ex-presidente Lula.

Muitos deixaram as suas casas, famílias e amigos para estarem ao lado do ex-presidente. São homens, mulheres, jovens e crianças que encontraram no acampamento ‘Marisa Letícia’ e na ‘vigília Lula Livre’ a forma de demonstrar carinho, amor e gratidão a Lula.

“Eu estava muito triste. A casa não estava cabendo em mim, tive que vir para defender o Lula, disse dona Conceição, de 82 anos.

É assim que essas centenas de pessoas de diferentes regiões do Brasil enfrentam frio, calor e chuva para levar solidariedade e alegria ao estadista, ao governante que olhou o seu País de forma humanizada e foi condenado sem provas, colocado no cárcere inocentemente. Mesmo preso ele não está sozinho. Essa é a mensagem que aqueles que abriram trincheira na Praça Olga Benário em Curitiba passam ao País e ao mundo.

Cronômetro da injustiça – A vida dos algozes do ex-presidente Lula não será fácil, é o que assegurou o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho na última semana, quando ele estendeu na frente do Supremo Tribunal Federal (STF), o cronômetro da injustiça – uma faixa de mais de dois metros de cumprimento denunciando os dias que o ex-presidente se encontra preso arbitrariamente.

“Esta faixa é para dizermos ao STF que eles não terão sossego ou descanso enquanto essa injustiça continuar. Lula é inocente, queremos Lula presidente”, avisou Gilberto Carvalho.

Free Lula – Manifestantes de várias partes do mundo também se insurgiram contra a prisão do ex-presidente Lula, nesses últimos 46 dias.  Em cidades como Londres, Oslo, Bogotá, Washington, Santiago, Nova York, Berlim, Madri, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Montevidéu, Buenos Aires, entre outros realizaram manifestações contrárias à prisão e exigiram liberdade para Lula com o slogan “Free Lula”.

Manifesto – Também na semana passada, um grupo de políticos europeus divulgou documento em que denunciam a “situação alarmante” pela qual passa o ex-presidente Lula e o Brasil. “Nenhuma oposição política poderia justificar a denegação democrática que reina hoje no Brasil. Nenhum processo judiciário deve ser utilizado para fins políticos, a fim de reduzir ao silêncio um líder carismático porque este incomoda”, diz o texto.

“É por isto que convocamos os democratas do mundo inteiro a reagir, e nos associamos a todas as forças políticas, sindicais e sociais, bem como a todos os brasileiros e brasileiras que se oponham à detenção arbitrária do ex-presidente Lula”, finaliza o documento.

Benildes Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas