Governo vai criar comissão para propor novo modelo de perícia médica
Ter, 20 de Setembro de 2011 20:00
foto: salu Parente
O anúncio da criação da comissão tripartite, composta por representantes dos ministérios da Previdência Social, Saúde e do Trabalho foi feito pelo Secretário-Executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabbas, presente no debate. O Ministério da Previdência vê a necessidade de uma ação conjunta, explicou Gabbas, por se tratar de saúde pública.
"Nós levamos essa demanda à Secretaria-Geral da Presidência da República que irá acompanhar o grupo de trabalho. Os três ministérios, dentro das suas atribuições, irão buscar e debater com a sociedade civil e com o legislativo, alternativas que contemplem um modelo de perícia médica justa, humana, profissional e transparente", disse.
Para o deputado Vicentinho (PT-SP), idealizador da audiência pública, a iniciativa do governo é bem-vinda e, segundo ele, traz esperança para milhares de trabalhadores. "Foi uma boa notícia. Isso mostra que o ministério está sensível a essa questão. A realidade vivida por milhares de trabalhadores mostra, efetivamente, a necessidade de se discutir com profundidade a humanização da perícia médica nesse país", constatou Vicentinho.
O parlamentar disse ainda que vai levar ao conhecimento do colegiado a denúncia feita por um dos participantes acerca de comportamento "conflitante" de peritos do INSS. "Uma das palestrantes denunciou o conflito de interesse, ou seja, um mesmo profissional prestando serviço técnico à empresa, ao mesmo tempo, exerce função de perito do INSS. Isso é grave, fere a ética médica e profissional. Temos a responsabilidade de apurar os fatos", avaliou o petista.
A audiência que aconteceu nesta terça-feira é resultado da Campanha pela Humanização das Perícias Médicas do INSS e Defesa do Código de Ética Médica, lançada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Benildes Rodrigues
Comentários
Postar um comentário