Povo foi agente e sujeito político das grandes mudanças no Brasil, diz Líder do PT

 
GuimaraesPlenario“Um decênio liderado pelo Partido dos Trabalhadores à frente do governo federal promoveu uma transformação substancial na vida de milhões de brasileiros. O País acreditou no seu povo, governou para o seu povo. Pela primeira vez, o povo foi agente e sujeito político das grandes mudanças que aconteceram neste país. O nosso governo varreu a exclusão social patrocinada pelos oito anos de governo tucano”. Este foi o desabafo do líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), após participar do ato comemorativo dos 10 anos do PT no governo, junto com ex-presidente Lula e com a presidenta Dilma Rousseff. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (20), em São Paulo.
Com discursos contundentes, Lula e Dilma empolgaram a plateia constituída de militantes, governadores, ministros, dirigentes partidários, representantes de movimentos sociais, entre outros que lotaram o auditório em um hotel paulista.
“Em 10 anos a gente pode dar sinais extraordinários de que precisamos acreditar cada vez mais que a palavra impossível é para os fracos, para aqueles que não têm projetos e não têm perseverança...Estávamos plantando corretamente e íamos colher o que plantamos”, comemorou Lula.
“O Brasil sabe qual a melhor década da história recente. Começamos a comemorar agora essa década de esperança, otimismo, de reconstrução nacional, do despertar da força do nosso povo... Essa década fecha a porta do atraso e escancara as portas das oportunidades”, enfatizou a presidenta Dilma.
Para o líder José Guimarães, “ao fechar a porta do atraso, o país promoveu inclusão social, distribuiu emprego e renda, valorizou o salário mínimo, combateu as desigualdades regionais e sociais, interiorizou o ensino técnico, etc. Em algumas áreas, nesses 10 anos, o governo fez mais que em 100 anos, como é o caso da ampliação das universidades federais no País -, de 112 passamos para 290 novas universidades. É um governo que quer preparar a sociedade brasileira para a sociedade do conhecimento”, afirmou o líder petista.
De acordo com Guimarães, o modelo de administração adotado pelo governo petista nos últimos anos, serviu de referência para o mundo. O modelo brasileiro, explicou, conseguiu resolver o dilema entre crescimento, concentração e distribuição de renda. “O governo comandado pelo PT patrocinou a maior distribuição de renda dos últimos 100 anos”, resumiu.
Futuro - Para o petista, um governo que ousou promover inclusão social com erradicação da pobreza e da miséria não pode retroceder. “Temos que olhar para o futuro. Precisamos consolidar o projeto nacional, democrático e popular que está dando certo. Precisamos consolidar a base dessa revolução democrática que o País vive. A tradução deste momento político, econômico e social chama-se: Dilma, PT e aliados”, concluiu José Guimarães.
Benildes Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas