domingo, 28 de outubro de 2012

Jilmar Tatto: Vitória de Haddad é um novo marco para SP e o Brasil

As eleições deste domingo, em segundo turno, em cinquenta cidades brasileiras, consolidaram o Partido dos Trabalhadores como a maior legenda do país. Foi o campeão de votos e passa agora a governar 635 cidades no País, das quais quatro capitais ( São Paulo, Goiânia, João Pessoa e Rio Branco), um crescimento de 14% em relação a 2008 (558 prefeituras).

Das 85 maiores cidades brasileiras, foi o grande vitorioso, conquistando 16 delas. Neste domingo, conquistou também as prefeituras de Vitória da Conquista (BA), Niteroi (RJ),Guarulhos (SP), Mauá (SP) e Santo André (SP). Em São Paulo, das sete mais populosas cidades, seis estão com o PT.

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), comemorou hoje (29) a consolidação do PT e o apoio expressado pela população brasileira ao projeto que vem sendo implementado desde 2003, primeiro com Lula e, agora, com a presidenta Dilma Rousseff.

Para ele, a eleição do petista Fernando Haddad para prefeito de São Paulo, a maior cidade brasileira, é estratégica e um marco para a transformação de São Paulo e também do Brasil, da a importância da cidade para o cenário nacional.

Na análise do líder, a vitória expressiva de Haddad (55,57% dos votos válidos) diante do tucano José Serra e de outros candidatos petistas em todo o País deixou claro que o povo não se deixa iludir pelas baixarias e nem distorções promovidas pela oposição e pela mídia conservadora a respeito do julgamento da Ação Penal 470 (o chamado “ mensalão” ) e da questão da ética.

“A população brasileira manifestou o apoio ao projeto do PT que desde 2003 tem transformado o Brasil para melhor, com crescimento, justiça social, geração de emprego e renda. O nosso projeto é diferenciado, pois apoia as camadas desfavorecidas e promove justiça social”.

O líder destacou também o olhar estratégico do ex-presidente Lula, por ter lançado Haddad como candidato, mesmo sem ter nunca disputado um cargo eletivo, apostando na inovação e num nome que empunha as principais bandeiras do PT para transformar São Paulo. “ Lula mostrou que tem muito o que contribuir para a política brasileira e para a transformação do Brasil”.

“Os números mostram que apostar contra o PT e Lula, como fizeram oposição e parte da mídia, é um erro, pois o povo apoia o nosso projeto vitorioso. O PT é o partido mais popular; nosso partido, desde 2003, no governo central, tem implementado mudanças históricas que têm colocado o Brasil num outro patamar no plano mundial, com crescimento e justiça social.”

No primeiro turno, o Partido dos Trabalhadores teve 17.198, 959 votos. O PT elegeu 5.164 vereadores, portanto, 1.901 a mais do que em 2008. No segundo turno das eleições municipais ocorridas neste domingo, o PT disputou 21 prefeituras e conquistou 6.961,346 votos, sendo o partido mais votado. A oposição murchou, em termos de números de prefeituras: o PSDB, que em 2008 tinha 791 prefeituras, caiu para 702, queda de 11%. O DEM ((ex-PFL) despencou: tinha 496 prefeituras e neste ano caiu para 278, queda de 44%. O PT, em contraste, vem tendo um crescimento constante, desde 2002.

fonte: PT Na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário