PT continua como o partido da preferência nacional; petistas falam em legado histórico



O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), ex-presidente do partido (2007-2010), avaliaram nesta segunda-feira (21) o resultado da pesquisa do Instituto Ibope, divulgado no último fim de semana. A pesquisa revela que o PT é o partido mais querido para 24% da população brasileira.

"Este é o resultado do legado que o PT deixa para o país, desde a sua fundação. Forças conservadoras fizeram de tudo para apagar o brilho da nossa estrela. No entanto, ela vai continuar brilhando no firmamento. É uma estrela que ninguém vai apagar", disse Guimarães.

O líder petista lembrou que a oposição, em parceria com a grande imprensa, tentou, de todas as formas, criminalizar o PT. No entanto, considerou, o povo sabe discernir e "mostrou, ao dar preferência ao partido, que a nossa legenda é fundamental para continuar as transformações sociais, políticas e econômicas no nosso país. Isso demonstra que o PT é um partido fundamental para a democracia brasileira", reforçou Guimarães.

O deputado Berzoini lembrou a história do partido, que desde 1990 o PT se identifica com o povo brasileiro. Segundo o parlamentar, entre os que declaram simpatia com o PT estão aqueles que viveram e sofreram com o privatismo da era FHC (1995-2002) e com o desmantelamento do Estado proporcionado por ele.

Berzoini fez questão de ressaltar que o "PT no governo não decepcionou", pelo contrário, como demonstrou o levantamento. "A pesquisa foi feita no momento em que o PT sofre ataques da mídia no processo denominado ‘mensalão’. Mesmo assim, 24% da população demonstrou sua simpatia e preferência pelo nosso partido", disse.

Decadência - A pesquisa revela também o declínio de siglas como o PSDB, que obteve apenas 5% da preferência do universo entrevistado. Segundo a pesquisa, os tucanos perderam terreno em seu maior reduto, a Região Sudeste. Nessa região eles caíram de 14% em 1995, para 7% nos dias atuais.

Já o PMDB, que na época do Plano Cruzado detinha a simpatia de 26% dos brasileiros, atualmente, segundo a pesquisa, detém apenas 6% da simpatia do eleitorado.

Benildes Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Rui Falcão: “O financiamento privado de campanha cria compromisso entre quem financia e quem é financiado”