Maioria da população brasileira apoia Programa Mais Médicos, revela pesquisa


A população brasileira está reconhecendo a importância do Programa Mais Médicos , instituído pelo governo federal no último mês de junho.  É o que revela a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (12). De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados aprovam a contratação de médicos estrangeiros - um dos eixos do programa que pretende suprir a carência de médicos nas periferias e no interior do País.

No fim de junho, o índice de aprovação do programa era de 47%. Da mesma forma, 48% eram contrários ao projeto na pesquisa de junho --agora, esse percentual caiu para 40%. Segundo a pesquisa, 60% dos que aprovam o programa do governo são da região Nordeste.

Para o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), indicado pela bancada do PT na Câmara para relatar a Medida Provisória (MP 621/13) que institui o Programa Mais Médicos, os dados indicam a apropriação e compreensão da sociedade sobre essa temática. “Isso mostra que a informação está chegando aos brasileiros. Esse é um fato importante. O acesso à informação permite a compreensão da importância do programa”, avaliou Rogério Carvalho.

De acordo com o parlamentar, o programa vai equacionar um dos gargalos da saúde pública do país que é a presença do médico em todos os municípios, em várias regiões do Brasil.

Para o petista, a pesquisa fortalece a posição do governo que “ousou para resolver um problema que ninguém teve coragem de enfrentar”. Enfatizou o deputado que “o apoio da sociedade é fundamental para o fortalecimento do governo e para o sucesso do programa”.

MP – Na avaliação de Rogério Carvalho o resultado da pesquisa é positivo também na condução do debate da MP 621/13 no Congresso Nacional. “Esse levantamento é bom também porque a gente vai ter mais paz para discutir a MP e mais espaço para aprovação do projeto na Câmara e no Senado. Vai facilitar os trabalhos dos parlamentares para enfrentar a resistência corporativa identificada desde o anúncio do programa”, disse.

Para a pesquisa, o Instituto Datafolha ouviu 2.615 pessoas de 160 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Agenda – Será instalada nesta terça-feira a comissão mista destinada a analisar a Medida Provisória (MP 621/13) que institui o Programa Mais Médicos. Na pauta da reunião estão a eleição da presidência da comissão e a escolha do relator da matéria. O encontro está previsto para às 14h40, no plenário 3 da ala senador Alexandre Costa do Senado Federal.

Benildes Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Rui Falcão: “O financiamento privado de campanha cria compromisso entre quem financia e quem é financiado”