Petistas manifestam preocupação com preservação dos recursos hídricos no país

diadaaguaEm homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22) os deputados petistas Márcio Macêdo (SE), Marcon (RS), Afonso Florence (BA), Janete Rocha Pietá (SP), Amauri Teixeira (BA) e Luiz Couto (PB) utilizaram a tribuna da Câmara para alertar sobre a importância da proteção dos mananciais de água doce do país.

“Proteger as águas é dever do Estado, mas, sobretudo, compromisso do conjunto da sociedade. Eu quero registrar a importância deste dia e chamar a atenção para a necessidade de preservar as águas brasileiras”, disse Márcio Macêdo.

O deputado Marcon lembrou a necessidade de provocar discussões e ações concretas sobre o tema. “Se as pessoas não preservarem as nascentes, os banhados, as beiras de rios, se nós, não tivermos uma política concreta que preserve a água, o planeta no futuro sofrerá muito. A água é patrimônio da humanidade e, a vida do planeta depende dela”,afirmou.

Afonso Florence destacou a importância social e ambiental do Programa Água para Todos, implementado pela presidenta Dilma que, segundo ele, desde 2007, já vinha sendo executado pelo governador baiano Jaques Wagner. “Centenas de milhares de famílias, baianos e baianas, milhões de brasileiros foram beneficiados com a produção e a distribuição de água, com a coleta e o tratamento de esgoto, através da extensão de redes e de cisternas, com sistemas simplificados”, disse.

A deputada Janete Rocha Pietá lembrou que 70% do nosso corpo é água, “portanto, temos que saber usá-la e dar-lhe a devida importância”.

O deputado Amaury Teixeira fez questão de lembrar a tradição do evento baiano conhecido como Grito da Água que, segundo ele, levanta bandeiras em defesa dos mananciais do planeta.

“Água tem a ver com floresta, com nascente de rio e precisa ser preservada. Água tem a ver com matas ciliares que preservam e mantem o leito dos rios. Portanto, temos responsabilidade nesta Casa de conter a sanha predatória daqueles que querem o lucro fácil e rápido”, declarou Amaury Teixeira.

O deputado Luiz Couto recomendou: “Não devemos gastar água em demasia, porque precisamos dela para viver”. Segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA), em 2015, 55% dos municípios não terão mais água para consumo humano. “Daí a importância de cuidarmos da água para que não morramos de sede”, disse.
Benildes Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas