Petistas manifestam preocupação com preservação dos recursos hídricos no país

“Proteger as águas é dever do Estado, mas, sobretudo, compromisso do conjunto da sociedade. Eu quero registrar a importância deste dia e chamar a atenção para a necessidade de preservar as águas brasileiras”, disse Márcio Macêdo.
O deputado Marcon lembrou a necessidade de provocar discussões e ações concretas sobre o tema. “Se as pessoas não preservarem as nascentes, os banhados, as beiras de rios, se nós, não tivermos uma política concreta que preserve a água, o planeta no futuro sofrerá muito. A água é patrimônio da humanidade e, a vida do planeta depende dela”,afirmou.
Afonso Florence destacou a importância social e ambiental do Programa Água para Todos, implementado pela presidenta Dilma que, segundo ele, desde 2007, já vinha sendo executado pelo governador baiano Jaques Wagner. “Centenas de milhares de famílias, baianos e baianas, milhões de brasileiros foram beneficiados com a produção e a distribuição de água, com a coleta e o tratamento de esgoto, através da extensão de redes e de cisternas, com sistemas simplificados”, disse.
A deputada Janete Rocha Pietá lembrou que 70% do nosso corpo é água, “portanto, temos que saber usá-la e dar-lhe a devida importância”.
O deputado Amaury Teixeira fez questão de lembrar a tradição do evento baiano conhecido como Grito da Água que, segundo ele, levanta bandeiras em defesa dos mananciais do planeta.
“Água tem a ver com floresta, com nascente de rio e precisa ser preservada. Água tem a ver com matas ciliares que preservam e mantem o leito dos rios. Portanto, temos responsabilidade nesta Casa de conter a sanha predatória daqueles que querem o lucro fácil e rápido”, declarou Amaury Teixeira.
O deputado Luiz Couto recomendou: “Não devemos gastar água em demasia, porque precisamos dela para viver”. Segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA), em 2015, 55% dos municípios não terão mais água para consumo humano. “Daí a importância de cuidarmos da água para que não morramos de sede”, disse.
Benildes Rodrigues
Comentários
Postar um comentário