terça-feira, 19 de março de 2013

Aprovação do governo e da presidenta Dilma Rousseff atinge novo recorde


dilmagaranhunsPesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, divulgada nesta terça-feira (19), revela que a aprovação do governo e da presidenta Dilma Rousseff bateu novo recorde.


O levantamento aponta que tanto a avaliação do governo, quanto da presidenta apresentaram crescimento, pela terceira vez consecutiva. De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo e bom. Já o índice dos brasileiros que aprovam o modo de governar da presidenta Dilma Rousseff, passou de 78%, em dezembro, para 79% em março.

O índice de confiança dos brasileiros na presidenta chegou a 75%, contra 22% que não confiam. A expectativa dos entrevistados em relação ao governo alcançou a marca de 65%, três pontos percentual a mais, em comparação com a pesquisa realizada em dezembro do ano passado. Segundo a pesquisa, apenas 29% avaliam a administração como regular e 7% como ruim/péssima e os que desaprovam a maneira de governar somam 17%.

Um dos questionamentos feitos na pesquisa foi se os entrevistados achavam que o governo Dilma era melhor, pior ou igual ao governo do ex-presidente Lula. A maioria, ou seja, 61% dos pesquisados avaliaram que o governo Dilma é igual ao de Lula.

De acordo com o Instituto, entre os fatores que contribuíram para o novo recorde estão: a baixa taxa do desemprego, apesar da crise internacional; as políticas sociais que mantiveram o foco iniciado no governo do ex-presidente Lula e o carisma pessoal, ou seja, a forma como a presidenta Dilma resolve os problemas, sua competência e segurança nas decisões tomadas.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), os indicadores  apontados na pesquisa representam o acerto da condução política que a presidenta está dando ao País. “É o acerto das medidas que ela vem anunciando para sustentabilidade e retomada do crescimento em 2013. É grande a segurança de que estamos no caminho certo”, avaliou Guimarães. Para o líder do PT, a população brasileira percebe a maneira “determinada e decidida como a presidenta governa o Brasil”, ressaltou.

Comparação - Nas pesquisas feitas e divulgadas nos meses de setembro e dezembro, 62% entrevistados avaliaram o governo como ótimo e bom. O índice se manteve nos dois levantamentos. Os mesmos índices em relação àqueles que consideram o governo regular, ruim ou péssimo também se mantiveram, atingindo o percentual de 29% e 7%, respectivamente.

Nordeste – O levantamento aponta que 72% da população do Nordeste considera o governo Dilma  ótimo ou bom. Na aferição feita em dezembro, esse número era de 68%.  A maneira de governar da presidenta alcançou a aprovação de  85% dos entrevistados na região. Esse índice era de 80% na pesquisa feita em dezembro do ano passado.

A pesquisa foi realizada entre os dias oito e 11 de março e ouviu 2002 pessoas, em 143 municípios.


Benildes Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário