terça-feira, 5 de março de 2013

Líder do PT destaca força da Contag e conquistas da luta do campo


contag05032013D1
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), participou nesta segunda-feira (4) à noite da abertura do 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), em Brasília.
Após o encontro o líder destacou a força e a grandeza da entidade que há 50 anos organiza milhares de trabalhadores rurais em todo o país. “É uma entidade referência da classe trabalhadora rural. Sem a Contag o Brasil não teria tantos avanços nas áreas da agricultura familiar e da reforma agrária”, enfatizou.
Para Guimarães, a Contag tem sido um “instrumento eficiente” na conquista de suas reivindicações junto ao governo. “A Contag exerce pressão junto ao governo para o atendimento das suas demandas, entre elas, aquela que é a sua principal bandeira de luta, a reforma agrária. Essa luta contribui também para ampliarmos cada vez mais os recursos para a agricultura familiar”, explicou o líder petista.
Mulheres - Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, José Guimarães lembrou que entre centenas de delegados que participam do Congresso, 45% são compostos de mulheres trabalhadoras rurais. De acordo com o deputado, “há uma participação intensa das mulheres na luta por paridade, autonomia e, sobretudo, pelo enfrentamento à violência”, disse.
O deputado Assis do Couto (PT-PR), que também participou da abertura do evento, abordou o fortalecimento da agricultura familiar como uma das questões a serem enfrentadas. Para ele,  entre os principais desafios desse setor estão o acesso à terra, o aumento  da renda no campo e a promoção da  educação profissionalizante. O parlamentar frisou, entretanto, que nas gestões do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma “saltamos de cerca de R$ 3 bilhões de crédito do Pronaf, em 2003, para quase R$ 20 bilhões em 2012”, comemorou.
Por sua vez, o presidente da Contag, Alberto Broch, destacou entre as principais conquistas para a categoria nos 10 anos do PT no comando do País, a implementação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de acordos e convenções trabalhistas.  “Os governos Lula-Dilma implantaram políticas importantes para o setor e que garantiram conquistas antes não alcançadas, mas entendemos que para uma efetiva política de democratização da terra, ainda há um longo caminho”, acrescentou.
O 11º Congresso da Contag está sendo realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e vai até o dia 7 de março.
Benildes Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário