PT realiza 4º Congresso; petistas destacam a importância do evento

zaratini - guimaraes - marcio macedo_D1Os deputados petistas Carlos Zarattini (SP), José Guimarães (CE) e Márcio Macedo (SE) destacaram a importância do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, que será realizado em Brasília na próxima semana, de 2 a 4 de setembro. O evento vai debater e deliberar sobre reforma estatutária, conjuntura e eleições 2012. Na opinião dos parlamentares, esse será um momento de reflexão e definição dos caminhos que o partido deve seguir nos próximos anos
Para o deputado Carlos Zarattini, , um dos pré-candidatos do PT à Prefeitura de São Paulo, em 2012,  o partido viverá um momento de reformulação importante para a construção partidária. "Estamos vivendo um momento de reflexão e deliberação, portanto, é valido fazer uma rediscussão sobre nossas normas de funcionamento e, a partir daí, avançar ainda mais na construção de um partido de massa, um partido preparado para continuar governando o Brasil e fazendo as mudanças que tanto lutamos e queremos ver concretizadas", disse Zarattini.

Um dos temas colocados para deliberação dos cerca de 1.300 delegados que vão estar presente no evento, diz respeito à prévia partidária. De acordo com Zarattini esse debate não vai influenciar no processo de escolha das candidaturas do partido em 2012. "Temos um debate sobre o sistema de prévia que precisa ser aprofundado. Muitos acham que as prévias podem ser eliminadas ou dificultadas. Prévia é um bom instrumento para o PT manter a sua democracia interna", defende o petista.

Já para Guimarães, o debate que vai ser estabelecido no 4º Congresso é importante para a preparação do partido na disputa eleitoral do próximo ano e, segundo ele, é a ocasião para ressaltar a experiência positiva do governo do ex-presidente Lula. "É um Congresso que se reveste de uma importância vital para nossa estratégia política e eleitoral, tendo em vista a nossa vitoria política em 2012. Além disso, é um momento para o conjunto do partido reafirmar o legado que Lula deixou ao país, ao mesmo tempo, reafirmar também o momento importante do governo Dilma Rousseff", ressaltou o deputado.

O deputado Márcio Macedo compartilha da mesma opinião. Macedo espera que os delegados façam um balanço da história do partido e reafirmem o papel importante que o PT teve na recuperação e construção do país. "Durante 31 anos o PT mostrou que sabe fazer política com coerência e responsabilidade. Não se pode discutir conjuntara sem discutir os oito anos do governo Lula que contribuíram para transformar o país. Estamos vivendo um momento de preparação do partido para os desafios futuros. O PT precisa sair desse Congresso reafirmando que é um partido de massa e que formula políticas para o Brasil".

A abertura do 4º Congresso acontece no dia 2, às 18 h, no Centro de Eventos Brasil 21.
Benildes Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas