terça-feira, 10 de julho de 2012

Brasileiros são os mais otimistas em pesquisa global sobre rumos da economia

ferroferreirajosiasOs deputados petistas Fernando Ferro (PE), Paulo Ferreira (RS) e Josias Gomes (BA) analisaram nesta segunda-feira (9), pesquisa encomendada pela Confederação Internacional do Comércio. A enquete revelou que 69% da população do Brasil acredita que o país esteja indo na direção certa. Os brasileiros também se mostraram os mais positivos ao responder uma pergunta avaliando o desempenho econômico do país: 71% dos brasileiros consideram que a situação econômica do país é boa ou muito boa. 

As entrevistas foram conduzidas em Grécia, Japão, França, Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Bulgária, México, Indonésia, África do Sul, Canadá, Alemanha e Brasil. A Alemanha foi o único país europeu em que a maioria dos entrevistados achou que o país estava indo na direção certa. A pesquisa, feita pela empresas TNS e Anker Solutions, ouviu cerca de 13 mil pessoas nos 13 países, que representam 20% da população mundial. O tom geral foi de pessimismo, com exceção do Brasil.

Para o vice-líder do PT na Câmara, Fernando Ferro, a avaliação positiva dos brasileiros é reflexo da condução econômica e política dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma. 

“Os nossos governos investiram na geração de emprego e em ganhos salariais de milhares de trabalhadores. Estamos caminhando para ser a quinta maior economia mundial. Com os ganhos no campo social e econômico, a população se sente presente na política implementada pelos governos do PT. Portanto, a melhoria de vida do povo brasileiro reflete no resultado da pesquisa e mostra o bom momento econômico e político que o país vive”, observou Ferro.

De acordo com o deputado Paulo Ferreira, também vice-líder da bancada petista, a pesquisa feita em momento de crise global é o termômetro que mostra que o país conduz a política econômica de forma correta.

"Diante do ambiente internacional de crise, essa pesquisa demonstra a correção das políticas adotadas pelo governo da presidenta Dilma na proteção do mercado interno que sustenta e dinamiza a economia brasileira. Os dados dessa pesquisa, aliados aos índices de aprovação e popularidade da presidenta Dilma, confirmam a confiança da população com os rumos da economia do país”, avaliou Paulo Ferreira.

Já o deputado Josias Gomes alfineta a grande mídia que, segundo ele, não valoriza as ações de governo e, quando o faz, é no sentido de desqualificar. Josias Gomes acredita que ao noticiar de forma negativa, os meios de comunicação, não contribuem com o país.

“Essa pesquisa é fundamental para a divulgação positiva dos caminhos e ações implementados pelo governo brasileiro na área econômica. Infelizmente, a mídia brasileira ou noticia as ações do governo de forma negativa ou as desqualificam. É lamentável que precise aparecer pesquisa ou opinião isenta para que a mídia passe a ter mais respeito com o seu próprio país”, lamentou Josias Gomes.

A coleta de dados foi feita entre os dias 10 de abril e 6 de maio deste ano.
Benildes Rodrigues
Texto publicado originalmente no site PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário