Ideli nega irregularidade na aquisição de lanchas pelo Ministério da Pesca

guimagushtaA ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, prestou esclarecimento nesta quarta-feira (16), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara e negou qualquer irregularidade na aquisição de 28 lanchas por parte do Ministério da Pesca.  O deputado Edson Santos (PT-RJ) presidiu a reunião. 

A ministra informou que o processo licitatório (pregão) e a compra desses equipamentos foram executados na gestão anterior e, só tomou conhecimento do fato, em janeiro de 2011, período em que assumiu o cargo de ministra da pasta.

Ideli Salvati fez questão de lembrar os parlamentares que a Comissão de Ética da  Presidência da República arquivou, por unanimidade, a representação do PSDB que pediu à comissão para apurar possível conduta antiética que ela, porventura, tivesse praticado na condução do Ministério da Pesca.  

De acordo com Ideli, a decisão da Comissão de Ética da Presidência da República deixou claro que nenhum fato ou documento revelam a falta de ética no seu comportamento no exercício de suas funções enquanto ministra.  Ideli mostrou aos membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle uma certidão emitida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que comprova que o nome dela não está incluído em nenhum dos processos em andamento no Tribunal.

A ministra negou também qualquer ligação com a empresa Intech Boating que vendeu as lanchas ao ministério. Ideli  rebateu as ilações de que o contrato com a referida empresa tenha sido para privilegiar doador de sua campanha, em 2010. A ministra reafirmou que a doação da Intech foi feita ao comitê financeiro do PT e não para a campanha dela ao governo de Santa Catarina.

“Nenhuma pessoa que trabalhou na minha campanha pediu doação a essa empresa. A doação foi feita ao comitê financeiro do PT. O tribunal eleitoral aprovou as contas do PT e as minhas. As doações foram feitas dentro da legalidade”, declarou.

O vice-líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), reconheceu o papel “republicano” da Comissão de Ética da Presidência da República e ressaltou a decisão do colegiado em inocentar a ministra Ideli Salvati das acusações proferidas pelo PSDB.

“A decisão da Comissão de Ética Pública em inocentar a ministra Ideli é um fato que deve ser ressaltado por que é uma atitude republicana perante a sociedade brasileira. A presença da ministra nesta comissão significa a vontade de esclarecer ao país e a esta Casa, o que de fato ocorreu. Isso demonstra capacidade de diálogo, respeito e compromisso”, ressaltou Guimarães.
Benildes Rodrigues
Postado originalmente no PT na Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8M é momento de reconstrução do País e de dar um basta aos retrocessos impostos por Bolsonaro

PT 40 anos: Legado dos 13 anos do PT no poder provoca mudanças estruturais

Franqueza e verdade são minhas ferramentas eleitorais, diz Requião a internautas